Todas as coleções
Monitorar
Radar
Parametrização de busca e configuração dos radares!
Parametrização de busca e configuração dos radares!

Criação dos radares com orientações de acurácia com base nas palavras chaves.

Felipe Molina avatar
Escrito por Felipe Molina
Atualizado há mais de uma semana
Tempo de leitura: 2 minutos. 

Toda ação requer análise para entender como isto pode melhorar e trazer mais eficiência e assertividade no seu dia a dia. É exatamente essa a ideia de se parametrizar a busca e os radares! 

Este campo possibilita o retorno de resulatdos assertivos ao interesse da organização.

Através da parametrização com palavras chave no campo de busca, diante do montante de informações que precisam ser triadas, refinar essas informações otimiza trazer a informação correta para ações mais assertivas.

Os radares, por sua vez, são ferramentas para monitoramento de novas proposições, ou seja, todos os itens que serão publicados pelas fontes disponíveis na Sigalei, em que o objetivo é entregar para o usuário a informação em tempo real, para que nada escape à análise e atualização do monitoramento de risco político e regulatório.

Mas, para que seja o mais eficiente possível, um bom radar não pode capturar palavras-chaves muito amplas ou muito específicas, nesses dois extremos a captura de novas proposições pode não ter muita assertividade, seja por capturarem poucas proposições - o que pode deixar algo importante passar - seja por capturarem um fluxo muito alto pela amplitude da palavra-chave, o que sobrecarrega a análise e a torna pouco eficaz na conversão das capturas do radar para proposições salvas e, portanto, acompanhadas nos temas. 

Para tanto, temos algumas dicas importantes para orientar essa parametrização:

  1. Atente-se a ambiguidade dos termos, ex.: ESG (Environmental, social and governance) ou ESG (Escola Superior de Guerra) - para isso, basta digitar no campo de exclusão, a palavra Escola Superior de Guerra;

  2. A abrangência dos termos, ex.: tributário - termos convencionais retornam uma torrencial de itens - por isso, atrele à outro termo para delimitar, como por ex.: tributário+imposto digital, desta forma você irá obter um refinamento das capturas!

  3. Termos muito específicos como por ex.: preditores de mortalidade - expressões características utilizadas por diferentes ramos de atuação, podem não ser encontradas, por isso, é importante explorar termos similares mais usuais referentes à expressão, ou, utilizar os mecanismos de busca avançada: preditor+mortalidade. Veja como utilizar esses mecanismos aqui!

Gestão da Informação

Outra função importante para um maior refinamento das capturas dos radares é a funcionalidade de gestão "marcar como visto".

Isso porque, o índice de eficiência desta tela está em um acompanhamento frequente, o que indica a gestão da informação através da análise das capturas pelo profissional e certificação de que informações valiosas não foram perdidas.

Pronto! Agora sua paramteirzação possibilitará uma busca mais efetiva e radares cada vez mais assertivos e refinados para uma gestão eficiente das informações certas, no momento certo!

Tem dúvidas ou sugestões? 

Entre em contato pelo chat, por telefone ou no email: [email protected].

Respondeu à sua pergunta?