Todas as coleções
Analisar
Gestão da Informação
Gestão da Informação

Fluxo de Classificação, Propriedades e Notas

Felipe Molina avatar
Escrito por Felipe Molina
Atualizado há mais de uma semana
Tempo de leitura: 3 minutos. 

A Gestão da informação permite que você organize seus dados de modo a torná-los mais simples de identificar e acionáveis para análises e decisões estratégicas. Ou seja, um projeto de lei é potencializado com informações adicionais que vinculam a expertise do profissional aos fluxos da Sigalei.

Por isso, nessa fase, agrega-se valor aos dados monitorados. Que se dá a partir da classificação dos itens - Proposições, Discursos, DOU, Tweets, Notícias, Diários e Stakeholders.


De acordo com as fontes é possível atribuir Notas: Proposições, Discursos, DOU, Diários e Perfil dos Stakeholders. Nas demais como Tweets, Notícias e Eventos, é possível atribuir classificações como Impacto, Posição e Tags. Em síntese, a junção da classificação e da gestão das informações facilitam e possibilitam melhores inferências e previsões de cenários pelo profissional de relações governamentais.

Como realizar a Gestão das Informações?

Classificação

Ao acompanhar uma proposição, atos do DOU, dos Diários ou um discurso, a primeira classificação já é realizada que é seguir em um determinado tema da organização. Após realizar essa primeira etapa, é fundamental gerir a organização dessa informação acompanhada. Isso é feito a partir das funcionalidades de classificação.


Dessas funcionalidades, podemos dividi-las em dois tipos: as que são próprias da plataforma (padronizadas) e as criadas pelo usuário (personalizadas) conforme a necessidade de utilização.

  • Classificação de Impacto e posição.

Ao identificar a informação de interesse, é possível realizar duas análises iniciais sobre os efeitos daquela proposição, atos ou discurso: o impacto e o posicionamento da organização. Essas duas análises podem ser feitas pelas opções que já estão predefinidas pela nossa plataforma.

  • Classificação de subtemas: tags

Ao acompanhar uma proposição dentro de um tema, entendemos que essa primeira classificação pode ser muito abrangente, sendo necessário para a organização dos dados, realizar uma subclassificação, para que dentro de uma tema seja possível segmentar as informações. Para isso existem as tags, que funcionam como uma classificação de subtema.

  • Classificação com propriedade

Outra classificação que pode ser criada pelo usuário são as propriedades. Elas são classificações que ficam pré definidas na criação, já sendo padronizadas para a utilização.

As propriedades podem ser de dois tipos de abrangência: globais, isto é, não ficam restritas à apenas um tema, ou relacionadas a um tema.


Um exemplo de utilização é a criação de propriedade para a classificação de impacto para diferentes clientes ou áreas de atuação, pois sabemos, que uma determinada proposição pode ter um baixo impacto para um determinado tema ou cliente (no caso de consultorias e assessorias) e um altíssimo impacto para outros, por isso ao vincular a propriedade a um tema específico é possível classificar essas informações individualmente. Ou ainda a criação de propriedades para definir a prioridade de atuação em uma propriedade.

Registro de informação e consolidação de uma base de dados: as notas

Por fim, dentre as possibilidades de gerir seus itens são as notas, que permitem salvar informações, análises, reuniões realizadas e construir um histórico que consolida uma base informacional. As notas estão disponíveis nas proposições, nos discursos, atos do DOU, dos Diários e nos perfis dos Stakeholders.


As notas podem ser salvas tanto à nível global, ou seja, ficará visível para todos os usuários da organização, ou ser associada à um tema, e ficará disponível apenas para os usuários que têm acesso ao tema. Resgate o fluxo da criação das Notas aceeando aqui!

Pronto, agora seus itens estão potencializados pela estruturação personalizada que a Sigalei te possibilita!


Tem dúvidas ou sugestões?

Entre em contato pelo chat, por telefone ou no email [email protected].

Respondeu à sua pergunta?