Sabemos que a cada busca realizada pelo usuário, se não houver uma boa delimitação dos comandos de busca, a plataforma entrega milhares de dados. Por isso, no Sigalei utilizamos o mecanismo da busca booleana que possibilita combinar as palavras-chaves com E OU e temos a possibilidade de excluir dos resultados, com o comando NAO. Essas ferramentas auxiliam a encontrar proposições mais específicas e alinhadas com o objetivo da busca realizada. Entenda como utilizá-las. 

Busca combinada com "E"

Esse é um recurso comum dos mecanismos de pesquisa e que também está presente no Sigalei. Quando você procura por dois termos, é possível separá-los por um E em caixa alta. Isso faz com que o mecanismo de busca assuma que há uma união entre eles e consiga delimitar melhor os resultados. 

Exemplo: 

  • Rodovias E pedágios: retorna todos os projetos que possuem as palavras "rodovias" e "pedágios" em sua Ementa, Inteiro Teor ou Justificativa.

  • Sigalei E audiências públicas: retorna todas as proposições que citam o Sigalei e audiências públicas em seu conteúdo. Esse é um bom jeito de mapear audiências públicas que sua instituição (ou concorrentes) foram convidados.

Busca combina com "OU" 

Ao acrescentar OU entre duas palavras-chave na sua busca, o mecanismo irá encontrar e entregar resultados com pelo menos um dos termos, ampliando os dados obtidos na pesquisa. 

Exemplo: 

  • Privacidade OU Internet: retorna todos os projetos que possuem as palavras "privacidade" ou "internet" em sua Ementa, Inteiro Teor ou Justificativa.

Busca negativa NAO 

Sabemos que em uma busca, pode retornar muitos projetos que não tenham relação com o tema de interesse do usuário, por isso é possível acrescentar a negativa de uma palavra específica. Dessa forma, quando coloca-se um NAO (isso mesmo, sem cento) em caixa alta o mecanismo de busca irá excluir dos resultados o termo específico que está após o comando de negativa. Por isso, deve-se ter acurácia na escolha do termo a ser excluído da busca.

Exemplo: 

Ao procurar proposições sobre saúde, poderá retornar diversos artigos que não dizem respeito ao tema mais geral. Por isso, ao colocar NAO coronavírus, diminui a possibilidade de encontrar artigos que não dizem respeito ao tema saúde, e sim às recentes votações acerca do coronavírus. 

  • saúde E NAO coronavírus

  • "impacto ambiental" E NAO barragens 

Uso das ASPAS "......."

As aspas indicam que os resultados devem incluir as palavras exatas na ordem exata. Sendo uma ferramenta de busca que responde à necessidade de palavras ou termos compostos.

Exemplo: 

Se a pesquisa for dados abertos, sem a utilização das aspas o sistema irá entregar todos os resultados que contenham dados e todos que contenham aberto (como se tivesse um OU entre os termos), em diferentes ordens, e não em sequência, se colocado “dados abertos” o retorno será exatamente dessa expressão.

  • "saúde pública" 

  • "saneamento básico"

  • "educação financeira"

Uso dos PARÊNTESES 

Os parênteses são uma ferramenta para buscas complexas, com diversos termos e modificadores. Tem como função indicar a precedência da aplicação dos operadores de pesquisa booleanos. Funciona como a propriedade distributiva da multiplicação. O mecanismo de busca irá ler o que está entre os parênteses antes e depois irá ler o que está fora, ordenando a forma como o mecanismo de busca irá entender o comando.

Exemplo: 

  • (Saúde E "Tratamentos gratuito") E NAO câncer

  • (educação E pública) E NAO ambiental 

  • ("bolsas de estudo" E PROUNI) NAO "assistência estudantil"

  • ("educação pública") E NAO ambiental E NAO ministério E saúde 

Tem dúvidas ou sugestões? 

Entre em contato pelo chat, por telefone ou no email [email protected]

Abraços.

Encontrou sua resposta?