Todas as coleções
Monitorar
Busca
Como realizar uma busca eficiente?
Como realizar uma busca eficiente?

Uma busca eficiente requer detalhar os termos pesquisados, aumentando a possibilidade do sistema encontrar exatamente aquilo que você deseja

Felipe Molina avatar
Escrito por Felipe Molina
Atualizado há mais de uma semana

Sabemos que a cada busca realizada pelo usuário, se não houver uma boa delimitação dos comandos de busca, a plataforma entrega milhares de dados. Por isso, na Sigalei utilizamos o mecanismo da busca booleana que possibilita combinar as palavras-chaves ou de excluir termos dos resultados digitando as palavras chaves indesejadas para otimizar e facilitar a sua pesquisa. Essas ferramentas auxiliam a encontrar proposições mais específicas e alinhadas com o objetivo da busca realizada. Entenda como utilizá-las. 

Busca combinada com "+"

Esse é um recurso otimizado dos mecanismos de pesquisa presente na Sigalei. Quando você procura por dois termos, basta que insira o sinal de +. Isso faz com que o mecanismo de busca assuma que há uma união entre eles e consiga delimitar melhor os resultados. 

Exemplo: 

  • Rodovias+pedágios: retorna todos os projetos que possuem as palavras "rodovias" e "pedágios" em sua Ementa, Inteiro Teor ou Justificativa.

Sigalei+audiências públicas: retorna todas as proposições que citam a Sigalei e audiências públicas em seu conteúdo. Esse é um bom jeito de mapear audiências públicas que sua instituição (ou concorrentes) foram convidados.

Uso de expressões lógicas por meio dos operadores +, |, ().

Para uma busca mais assertiva e sem repetição de um termo ao vincular palavras chave que queira atrelar a este termo principal, se atente a sequência () -> + -> |;

  • () = Precedência;

  • | = ou;

  • + = E;

  • "" = Especificar a expressão

Exemplo de como usar:

  1. "Governo" | "Equipe" + Transição 👉 "Governo" OU "Equipe" E transição = "Governo" OU ( "Equipe" E transição)

Itens que serão retornados nos resultados:

  • Que contenha "Equipe" mais (e) Transição";

  • Que contenha Governo

  • Itens que contenha os três termos

  1. ("Governo" | "Equipe") + Transição = ("Governo" OU "Equipe") E transição

Itens que serão retornados:

  • Que contenha Transição e Governo

  • Que contenha Transição e Equipe

  • Que contenha todos os termos

Otimização da Busca por Inflexões 

Com a Sigalei 360, você não precisa acrescentar as inflexões dos termos como: plural, singular ou gênero, basta que você insira a palavra-chave(s) desejada(s) que os resultados retornarão todas as suas variáveis. E para que a busca retorne um termo ou outro, o mecanismo é a tecla enter entre duas palavras-chave na sua busca, assim, o mecanismo irá encontrar e entregar resultados com pelo menos um dos termos, ampliando os dados obtidos na pesquisa. 

Exemplo: 

  • Privacidade (enter) Internet: retorna todos os projetos que possuem as palavras "privacidade" ou "internet" em sua Ementa, Inteiro Teor ou Justificativa.

Nuvem de Palavras

A partir dessa busca você consegue ter o entendimento das palavras relacionadas e a possibilidade de priorizá-las. Essa nuvem de palavras são termos relacionados ou correlacionados ao macro assunto do seu interesse. Ao selecionar, você prioriza algumas palavras relacionados para tornar a busca ainda mais eficiente!

  • Exemplo:


Exclusão de Palavras 

Sabemos que em uma busca, pode retornar muitos projetos que não tenham relação com o tema de interesse do usuário, por isso é possível digitar uma palavra específica a ser excluída dos resultados no campo "Digite as palavras que deseja excluir". Dessa forma, o mecanismo de busca irá excluir dos resultados o termo específico. Por isso, deve-se ter acurácia na escolha do termo a ser excluído da busca.

Exemplo: 

Ao procurar proposições sobre saúde, poderá retornar diversos artigos que não dizem respeito ao macro tema dentro de alguma segmentação do seu interesse, como por exemplo: COVID-19. Por isso, ao digitar quais palavras deseja excluir, diminui a possibilidade de encontrar artigos que não dizem respeito ao tema saúde de outro subtema, e sim aos itens atrelados ao coronavírus. 

Busca de expressões específicas

Como comentamos, a Sigalei identifica as variações de um termo ou de expressões para trazer maior abrangência nas capturas. Porém, determinadas buscas precisam ser específicas para o mapeamento de informações.

Exemplo:

Ao utilizar as aspas duplas é possível delimitar a pesquisa para o termo exato da sua busca e assim, trazer resultados sem as variações de gênero e grau.

"Energia Renovável" - Essa busca traz obrigatoriamente resultados que contenham no texto o termo "Energia Renovável". Portanto, suas variações (energias renováveis) não serão identificados no resultado da busca.

Tem dúvidas ou sugestões? 

Entre em contato pelo chat ou no email [email protected].

Abraços!

Respondeu à sua pergunta?