Todas as coleções
Monitorar
Temas
Gestão Política e os Temas na Sigalei
Gestão Política e os Temas na Sigalei

Organizar os dados é fundamental para a boa e eficiente gestão de riscos, para isso a Sigalei utiliza a funcionalidade dos temas.

Felipe Molina avatar
Escrito por Felipe Molina
Atualizado há mais de uma semana

Na Sigalei você possui a flexibilidade de realizar o seu processo de gestão de riscos utilizando nossa estrutura de organização para gerar o melhor desempenho da sua atividade. Nós possibilitamos o monitoramento, análise, compartilhamento e aferição das informações ao transformar dados em conhecimento político.


Assim, a base para manter o fluxo de informação apurada consiste na identificação do que é mais relevante para a sua instituição e conseguir definir as principais áreas que impactam o seu negócio, bem como, qual a estrutura mais adequada para gerir e consolidar a sua base informacional.

Ok, mas como organizar toda essa estrutura na Sigalei? Você consegue isso a partir dos temas!

O que é o "Tema"?

Os temas são pastas para a divisão e organização das suas informações, de modo com que o profissional de RelGov/RIG, consiga saber de que forma estão segmentados seus nichos de atuação e em qual ele e sua equipe estão alocados. Este é o passo inicial para estruturar sua análise de risco político.

Com a Sigalei você consegue definir as principais temáticas que impactam o seu negócio para estar sempre à frente de qualquer desdobramento de cenários relevantes para sua Instituição.

Diante dessa estrutura é possível delimitar as principais áreas do seu negócio que possam ser oportunidades ou riscos para sua Organização. Essa triagem dos dados possibilitada pelos temas cria uma forma de analisar e medir a atuação da sua equipe e entender como aprimorar suas estratégias.

De maneira prática os temas proporcionam uma visão macro sobre os dados acompanhados, mas que possibilita também uma classificação minuciosa para entender suas análises específicas, além da melhor forma de alocar as informações e otimizar a gestão pelos usuários.

Como definir? 

Duas perguntas são importantes para identificar os seus temas: 

O que é um tema para a organização?

  • Identificar se a segmentação é por temática (nicho de atuação e áreas como: Resíduos Sólidos, Energia, Fármacos; Por Clientes (Consultoria) ou setorial (Escalas regionais)

  • Entender quais são os principais serviços e produtos oferecidos pela sua organização (alimentos, bebidas, educação, tecnologia).

  • Avaliar quais são os grupos de negócio (trabalhista, sustentabilidade, agronegócio, consumo).

Quais são os temas de interesse para a organização?

  • Validar quais os centros macros da sua instituição baseada no que é um tema.

De maneira sucinta, os temas são as diretrizes de negócio que podem impactar a sua organização ou que tem uma relação direta com ela.

Como utilizá-lo?

Após a criação das pastas temáticas, é necessário alimentar os seus temas para que a engrenagem da estrutura funcione e seu gerenciamento de risco político, com auxílio da Sigalei, proporcione análises e efetividade na Gestão das informações ao monitorar, consolidar uma base informacional e receber os alertas de toda a movimentação. Veja quais as principais partes que fazem o fluxo de funcionamento na Sigalei.

Monitorar: Busca e radares 

A busca e o radar são as principais fontes de informação que conectam as ações realizadas pelo instâncias federativas governamentais aos seus temas.

Através da Busca - você consegue fazer um levantamento de tudo o que já foi publicado, com base nessa triagem feita por palavras chave delimitadas e bem parametrizadas, entender o que pode ser sensível à sua Organização e assim passar a seguir seu item de interesse e atrelar aos seus temas correlatos.

O Radar por sua vez, são novas informações que chegarão no seu Painel. Quando um item (proposição, discurso, evento, atos, tweet ou notícia) é capturado no radar, é possível seguir e direcionar ao seu tema de interesse. Portanto, a criação dos radares deve ser relacionada diretamente aos seus temas e a definição das palavras-chave também serem parametrizadas para capturas mais assertivas e convergentes com a sua necessidade.

Meus Itens

Após fomentar a sua base temática com os fluxos de monitoramento anteriores, você irá obter a visualização de cada Item acompanhado na Tela "Meus Itens". Para identificar por temas e/ou exportar tais informações, basta aplicar o Filtro "Temas". Relembre como fazer clicando aqui.

Quais os benefícios de organizar a Sigalei por temas? 

Com a organização dos temas, pelo modelo da Sigalei de gerenciamento é possível monitorar, analisar, compartilhar e medir, de forma eficaz e com maior confiabilidade. Entendendo quais riscos podem impactar o setor ou a instituição, assim como organizar as informações para realizar o monitoramento do risco político e regulatório. Desta forma será possível melhorar o seu processo do dia a dia, na geração de informações acionáveis para sua estratégia e mensurar se a gestão de risco está sendo efetiva. 

#DICA SIGALEI

Para que você extraia o máximo de potencialidade da plataforma é fundamental que haja um bom uso das ferramentas disponibilizadas pela Sigalei. Por isso, não deixe de acompanhar e revisitar os conteúdos com passo a passo e explicações!

Tem dúvidas ou sugestões?

Entre em contato pelo chat, por telefone ou no email [email protected].

Respondeu à sua pergunta?